Adicionar ou completar: chuva/pluviômetro/precipitaçãoPluviométrica/neve/granizo/geada/orvalho//materiais na História/Ligas Metálicas. Biblioteca Aqui - Glossário, tabela periódica, elementos, jogos de tabuleiro, games, apps, slides.
Glossário

*Abrasivos - Materiais duros, capazes de provocar desgaste em outros materiais, por atrito. Esse efeito é chamado abrasão. O corundum, ou corindo, um óxido de alumínio, é um conhecido abrasivo. Diamante e nitreto de boro são outros exemplos de substâncias abrasivas.

*Acqua regia - Mistura capaz de dissolver o ouro. É formada por 3 partes de ácido clorídrico e uma parte de ácido nítrico. Sua criação é atribuída ao alquimista árabe Geber.

*Água-marinha - É uma gema em que predominam várias tonalidades de azul. Como sua prima verde, a esmeralda, a água-marinha pertence à família dos berilos, minerais constituídos de silicatos de berílio e alumínio. Não confunda berilo, mineral, com berílio, elemento químico. O elemento químico berílio é um dos constituintes do mineral berilo.

*Alotropia - Certas substâncias podem se apresentar sob várias formas, que podem ter aspecto e propriedades físicas muito diferentes. Alguns exemplos notáveis: o diamante e a grafite, que não se parecem em nada, são o mesmo elemento químico, o carbono Um átomo de carbono retirado do diamante é exatamente igual a outro vindo da grafite. Outros exemplos de alótropos: fósforo vermelho e fósforo branco, oxigênio comum, O2, e ozônio, O3.

*Altura de um som - A Música usa sete notas musicais para representar os sons de diferentes alturas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Nesta escala, o Dó é o som mais baixo, Si o mais alto. Isso não significa que a pessoa deve gritar para emitir o Si, e cochichar para o Dó. 'Baixo' aqui significa grave, a 'alto' quer dizer agudo. A voz de homem é mais grave, a de mulher ou de criança é mais aguda, mais alta. E não precisa gritar.

*Aluvião - Depósito formado, geralmente nas margens dos cursos de água, por areia, cascalho, argila ou fragmentos de outras rochas. O aluvionamento resulta da erosão de rochas, que podem ocorrer em locais bem distantes dos depósitos.

*Âmbar -

*Análise Espectral -

*Atividade dos metais -Uma das características dos metais é sua tendência a perder elétrons. Quando isso acontece, o metal sofre oxidação. O metal mais reativo para esse tipo de reação é o lítio, e o ouro é o menos reativo.

*Berilos - Nome genérico de vários compostos de silício, berílio, alumínio e oxigênio. A esmeralda e a água-marinha são berilos. Note que o nome do elemento é berílio, com i, e o do mineral é berilo.

*Calcedônia - variedade fibrosa de sílica.

*Carvão - Combustível sólido constituído principalmente de carbono, de cor negra, resultante da combustão incompleta de matérias orgânicas, que podem ser de origem animal ou vegetal.

*Carvão mineral - Também chamado carvão de pedra, é um combustível fóssil, ou seja, formado por restos de animais e plantas petrificados e endurecidos em camadas geológicas anteriores à era atual. Antracito, hulha e linhito são variedades de carvão mineral.

*Carvão vegetal - Combustível produzido pela queima incompleta de madeira em fornos, também é conhecido como carvão de madeira. Sua produção tem levado a desmatamento de extensas áreas de florestas e cerrados, e sua queima é responsável pela emissão de grande quntidade de gás carbônico e outros agentes poluidores. Apesar dos inconvenientes de sua produção e utilização, continua sendo intensamente usado, principalmente pela indústria siderúrgica, na produção de ferro-gusa.

*Catalisador - Substância que participa de um processo, influindo em sua velocidade, mas que não é consumido nem sofre modificações permanentes. No fim da reação, o catalisador permanece inalterado.

*Centígrado - Dividido em cem graus. Na escala Celsius de temperatura, os pontos de fusão e de ebulição da água são 0 e 100 graus, e um grau corresponde à centésima parte desse intervalo. Portanto a escala Celsius é um exemplo de escala centígrada. As expressões 'escala centígrada', 'graus centígrados' e 'temperatura centígrada' são utilizadas, na linguagem comum, para designar a escala Celsius.

*Chuva -

*Clima - O clima de uma região é o conjunto dos fatores meteorológicos que caracterizam o estado médio de sua atmosfera por um período prolongado de tempo. Esses fatores são a temperatura, a pressão atmosférica, e os regimes de ventos e de precipitações. Veja também Tempo.

*Clivagem - propriedade de um mineral se dividir segundo determinados planos de orientação.

*Comburente - substância que, misturada a um material combustível, permite a queima desse material. O principal comburente na natureza é o oxigênio.

*Combustível - qualquer substância ou mistura que, em contato com um comburente, pode sofrer reação de combustão. Alguns combustíveis têm grande importância econômica, devido ao calor liberado em sua queima, e à utilização que pode ser feita dessa energia.

*Cor - Sensação visual causada pela reflexão da luz. Cada faixa do espectro eletromagnético visível produz uma cor característica.

*Corrosão - A corrosão química é a degradação ou desgaste de um material por processos não mecânicos. A corrosão pode ocorrer por ação do meio ambiente, por oxidação, especialmente pelo oxigênio em meio úmido. Em Geologia, o termo corrosão significa a destruição de rochas e solos, provocada pela água, pelo vento e outros agentes.

*Cristais

*Crosta da Terra - Parte sólida vai da superfície da Terra até cerca de 35 quilômetros de profundidade, sob os continentes, e até cerca de sete quilômetros sob o fundo dos oceanos. É uma camada fina, comparada com os 6370 quilômetros de raio do planeta.

*Densidade - Massa por unidade de volume de um material. A densidade é calculada dividindo-se a massa pelo volume. Costuma ser dada, para os sólidos e líquidos, em gramas por centímetro cúbico, g/cm3, ou gramas por mililitro, g/ml. Para os gases, é mais comum expressá-la em gramas por litro, g/l.

*Ductibilidade - Propriedade de um material de ser estirado e reduzido a fio. Muitos metais são dúcteis, como o ouro, o cobre, o tungstênio e a prata.

*Dureza - Resistência de um material a ser riscado ou penetrado por outro material. A dureza não deve ser confundida com a tenacidade, que é a capacidade de absorver energia até se romper, e portanto de resistir à quebra ou à torção. O diamante é a mais dura das substâncias naturais, e não pode ser riscado por nenhuma outra. Mas quebra com facilidade. Contam-se histórias de pessoas que, ouvindo que o diamante é muito duro, e para verificar se uma pedra era mesmo diamante, bateram nele com um martelo. Se tiver um diamante, não faça isso.

*Elemento Químico - Uma substância constituída por um único tipo de átomo é um elemento, uma substância simples. Se ela for constituída por mais de um tipo de átomo, é um composto, ou substância composta. Hidrogênio e oxigênio são elementos. Água pura é uma substância composta, formada pelos elementos hidrogênio e oxigênio. Neste início do século XXI, são conhecidos cento e poucos elementos. Veja quais são na tabela periódica.

*Espectro de cores - No campo da Física, espectro significa um conjunto ordenado de valores de uma grandeza física. Podemos falar que um instrumento musical ou a voz de uma pessoa abrange um amplo espectro de alturas, quando ela é capaz de emitir desde sons graves até outros bem agudos. O arco-íris é um espectro contínuo de cores, que vão do vermelho ao violeta, passando por alaranjado, amarelo, verde, azul, e anil. No caso do arco-íris, formado pela decomposição da luz branca do Sol, o espectro é contínuo, pois a transição de uma cor à seguinte é suave. Mas o espectro produzido pela emissão de energia pelos átomos de um elemento químico é descontínuo, constituído por uma série de linhas. Cada elemento produz um espectro característico, que o identifica como as impressões digitais identificam uma pessoa. Veja Análise Espectral.

*Experiência e experimento - Experimento é uma ação que tem por objeto formular ou verificar uma hipótese. O termo é utilizado principalmente para descrever ensaios e estudos científicos. Experiência é uma palavra polissêmica, ou seja, tem vários significados. Inclusive o de experimento. Mas o termo experiência é usado também para significar vivência, conhecimento obtido através da observação empírica e da prática.

*Ferrite -

*Ferromagnetismo - Ferro, cobalto, níquel e gadolínio são atraídos por imãs mais fortemente que qualquer outro elemento. Essa propriedade é chamada ferromagnetismo. Fe, Co, Ni e Gd são ferromagnéticos. O ferromagnetismo diminui com o aumento da temperatura. A causa disso é o desalinhamento dos dipolos magnéticos provocado pela agitação térmica dos átomos. Para cada substância há uma temperatura acima da qual ela perde suas propriedades magnéticas. Essa temperatura é designada Ponto de Curie, ou Temperatura de Curie. É característica de cada substância. Veja os pontos de Curie de alguns elementos: Fe 770oC; Co 1130oC; Ni 378oC. A temperatura de Curie mais elevada é a do cobalto.

*Fluorescente - Substância luminescente na qual a emissão de luz termina segundos depois de cessar o fornecimento de energia. O termo fluorescente deriva de fluorita, um mineral que tem essa propriedade.

*Fosforescente - Substância luminescente na qual a emissão de luz continua mesmo algum tempo, vários minutos ou até horas, depois de cessar o fornecimento de energia.

*Geada

*Granizo -

*Isótopos de um elemento - São átomos de um mesmo elemento químico que têm números de nêutrons diferentes no núcleo. Como o número de prótons é o mesmo em todos os átomos de um elemento, quanto mais nêutrons houver mais pesado será o átomo. Os isótopos de um elemento costumam ser designados pelo seu número de massa, que é a soma dos números de prótons e nêutrons. O C14, ou carbono-14, é um tipo de átomo de carbono que tem seis prótons, como qualquer átomo de carbono tem, e oito nêutrons. Já o carbono-12, ou C12, tem apenas seis nêutrons. A relação entre os números de prótons e nêutrons no núcleo afeta a estabilidade do núcleo, e por isso alguns isótopos podem ser radiativos, enquanto outros átomos do mesmo elemento não o são.

*IUPAC - International Union of Pure and Applied Chemistry, União Internacional de Química Pura e Aplicada. É uma entidade não governamental criada em 1919, por químicos dos meios acadêmicos e industriais. Desde sua criação, tem procurado facilitar a comunicação no campo científico, com uma proposta de unificação da linguagem química. Veja o site da IUPAC.

*Lapidação - Lapidar significa cortar e polir uma pedra, talhando suas faces. O valor de uma gema bruta, ou seja, a pedra como foi encontrada na natureza, depende, entre outros fatores, das possibilidades de sua lapidação. Lapidar é um termo usado também como sinônimo de aperfeiçoar, aprimorar.

*Lubrificante - Produto que se espalha sobre uma superfície, ou se interpõe entre duas superfícies em contato, para diminuir o atrito, o desgaste por abrasão e o aquecimento.

*Magma - Magma é o nome de um material fundido no interior da Terra, onde as temperaturas são muito elevadas. Sua constituição é complexa, incluindo óxidos, silicatos e componentes voláteis. É uma massa pastosa, espessa e viscosa, que pode escapar por fendas e chegar à superfície do planeta, onde se esfria e forma as rochas vulcânicas.

*Magneto - Veja também ferrite.

*Maleabilidade - Maleabilidade é a propriedade dos materiais que podem ser reduzidos a lâminas, ou chapas. A palavra deriva do latim 'malleare', que significa malhar, ou dar marteladas. Esse é o processo artesanal de produção de lâminas. O termo é latino, mas a técnica os romanos herdaram dos egípcios, que eram capazes de fabricar lâminas de ouro finíssimas.

*Massa atômica - A unidade de massa atômica (uma) foi definida como um doze avos da massa de um isótopo do carbono, o carbono-12. Quando se fala que a massa atômica do cloro é 35,5, isso significa que a a massa média dos isótopos do cloro é 35,5 vezes maior que um doze avos da massa de um átomo de carbono-12.

*Metalurgia - Estudo das técnicas de extração, processamento e transformação dos metais, e da produção de suas ligas.

*Meteorito - Um asteróide, ou planetóide, é um pequeno planeta, com diâmetro de algumas centenas de quilômetros. Para comparar, o diâmetro da Terra é de cerca de 13 mil quilômetros. Um meteoróide é uma astro com dimensões inferiores às de um asteróide. E meteoritos são fragmentos de meteoróides que atingem a superfície da Terra ou de outro planeta.

*Mineral - Material não orgânico, que se apresenta no estado sólido à temperatura ambiente, e que constitui as rochas e a crosta terrestre. Os minerais podem ser cristalinos ou amorfos.

*Metro -

*Minério - Minérios são rochas que apresentam alta concentração de algum mineral útil, adequada para exploração econômica.

*Monocristalino

*Neve - Precipitação de água congelada, que se forma quando as camadas baixas da atmosfera estão em temperatura inferior a 0o C. É constituída de minúsculos cristais brancos de água, que se depositam no solo ou sobre outras superfícies expostas. A água é má condutora de calor, e por isso a neve protege o solo e as plantações contra o frio.

*Número atômico de um elemento é o número de prótons no núcleo do átomo desse elemento. Todos os átomos de um elemento têm o mesmo número de prótons, ou seja, têm o mesmo número atômico. Átomos de elementos diferentes têm números atômicos diferentes. O número atômico, portanto, identifica os átomos de um elemento. Por exemplo, qualquer átomo de ouro, qualquer que seja sua procedência, tem 79 prótons no núcleo: o número atômico do ouro é 79. Se um átomo tiver 78 prótons no núcleo, não é ouro, é platina. Se tiver 80, é mercúrio.

*Obsidiana - Rocha de origem vulcânica, muito dura e quebradiça, semelhante ao vidro.

*Opala - Pedra dura de reflexos irisados, utilizada em joalheria, que tem um aspecto leitoso que parece provir de seu interior.

*Orvalho e Ponto de Orvalho https://www.google.com/search?q=ponto+de+orvalho

*Ouro branco - Ouro branco é uma liga de ouro com um metal capaz de arrefecer o amarelo do ouro. É muito usada em joalheria. Os metais geralmente empregados na produção do ouro branco são o paládio, a platina ou o níquel.

*Óxido - Composto binário de oxigênio com outro elemento, em que o oxigênio tem maior tendência para ganhar elétrons. De acordo com essa definição, a água, H2O, é um óxido, embora não seja designada como tal. Alguns dos minerais mais importantes são óxidos, como a hematita, o principal minério de ferro.

*Pedras preciosas e semipreciosas - Alguns profissionais costumam dividir as gemas em duas classes. Um seleto grupo de quatro recebe a designação de pedras preciosas: diamante, rubi, esmeralda e safira. Todas as outras são consideradas semipreciosas. Muitos gemólogos e principalmente comerciantes de pedras discordam dessa distinção, mas os termos pedra preciosa e pedra semipreciosa continuam a ser usados. É evidente que o valor de uma pedra depende não apenas de sua designação, mas de qualidades como pureza, cor, lapidação e tamanho.

*Pluviômetro

*Policristalino

*Ponto - Centésima parte de um quilate.

*Ponto de Orvalho: https://www.google.com/search?q=ponto+de+orvalho

*Precipitação pluviométrica

Pressão - Pressão é definida como o quociente da intensidade da força que se exerce uniformememente sobre uma superfície, em direção perpendicular a ela, pela área dessa superfície. Algumas unidades usuais de pressão:
a) bar
b) atmosfera

*Pureza - Costuma-se dizer que uma pedra límpida e transparente é pura. Mas o conceito químico de puro é sem mistura. São exatamente quantidades apropriadas de outras substâncias - impurezas no conceito químico, portanto - que dão gosto à água. E muitas vezes conferem valor especial a uma pedra. É o caso de átomos de cromo presentes nos cristais de óxidos de alumínio, que são responsáveis pela cor vermelha característica do rubi. A pureza costuma ser expressa pela expressão xN: 4N significa 99,99 %. Um cristal de pureza igual a 5N é 99,999 % puro.

*Quilate - A palavra quilate é polissêmica, ou seja, tem vários significados. O quilate do ouro é a fração de ouro em uma liga desse metal, expressa em 24 avos. Por exemplo, ouro 18 quilates significa uma liga que tem 18 partes de ouro para 6 partes de outros componentes. Para as pedras preciosas, quilate é uma quantidade definida, o quilate métrico. Um quilate de diamante é o mesmo que 199 miligramas de diamante. Um ponto é a centésima parte de um quilate.

*Reforma Catalítica - O petróleo extraido dos poços é uma complexa mistura de hidrocarbonetos com grandes cadeias de átomos de carbono. Esse óleo bruto teria pouca utilidade. Por isso, ele é dividido em hidrocarbonetos menores, pelo processo do craqueamento. Depois dessa divisão, os pedaços menores são recombinados, ou reformados. Essa recombinação é chamada reforma, e é feita com auxílio de um catalisador. Um catalisador muito usado é a platina, ou uma mistura de platina e rênio.

*Resina -

*Rochas sedimentares - São rochas formadas pela deposição de materiais, provenientes do desgaste de outras rochas preexistentes, trazidos principalmente pelos cursos de água ou pelo vento. Calcários, bauxitas e arenito são exemplos de rochas sedimentares.

*Rochas vulcânicas - Rochas formadas pelo resfriamento do magma expelido pelos vulcões, na forma de lava, em temperaturas que vão de 700 a 1200 graus centígrados.

*Série eletromotriz - Também chamada série de reatividade.

*Sílex - Rocha muito dura, negra, parda ou vermelha, composta de calcedônia e opala. Antes de o homem aprender a obter os metais cobre e estanho a partir de seus minérios, e a fabricar o bronze, os materiais preferidos para a produção de ferramentas, utensílios e armas eram o sílex e a obsidiana.

*Siderurgia - Ramo da Metalurgia que trata da extração do ferro a partir de seus minérios, e sua transformação em ferro fundido e aço.

*Sílica - Material composto de oxigênio e silício, presente em muitas pedras.

*Silicatos - Compostos que têm um átomo de silício cercado por e ligado a quatro átomos de oxigênio, numa estrutura tetraédrica. Esse grupo de átomos tem carga negativa e se liga geralmente a átomos de metais carregados positividamente. Grande parte dos minerais são silicatos. Os berilos, entre os quais se inclui a esmeralda, são silicatos de berílio e alumínio.

*Tempo - Estado da atmosfera em determinado lugar e momento. Os fatores envolvidos são os mesmos do conceito de clima, mas observados num período curto. Um lugar situado numa região de clima seco e quente pode ter um dia chuvoso e frio.

*Topázio - Composto dos elementos silício, flúor e alumínio, encontrado na forma de cristais de várias cores, especialmente o amarelo. O topázio mineral pode ser verde, amarelo, laranja, vermelho, quase todas as cores do arco-íris, mas é muito raro encontrar topázio natural azul. O azul-topázio é conseguido através de radiação e posterior aquecimento de cristais.

*Turfa - Solo esponjoso e de cor escura, que se origina da decomposição parcial de vegetais. A formação da turfa, que ocorre principalmente em pântanos de regiões de clima temperado ou frio, leva algumas dezenas de milhares de anos. É a primeira etapa do processo geológico que produz o carvão mineral.

*Turmalina - Gema que costuma se apresentar na forma de prismas alongados. Ocorre em várias cores, principalmente o verde. Os cristais de turmalina se eletrizam pelo atrito ou por ação do calor.

*Vidro(1) - Mineral amorfo resultante do resfriamento rápido de rochas fundidas.

*Vidro(2) - Material normalmente quebradiço e transparente, obtido pela fusão de cal, areia silicosa e carbonato de sódio ou de potássio.

*Vitríolo - Nome aplicado aos sulfatos, sais derivados do ácido sulfúrico: vitríolo azul é o sulfato de cobre, vitríolo branco o de zinco, e vitríolo verde o de ferro. Óleo de vitríolo, ou apenas vitríolo, é o ácido sulfúrico concentrado. Essas denominações cairam em desuso, mas alguns continuam usando, talvez por acharem bonita a palavra vitríolo.

*Xisto - Rocha metamórfica quebradiça da qual às vezes se obtém óleo.